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Como incluir DIT

Para incluir um processo de ITCD, siga os passos abaixo:

  1. Selecione o tipo de processo que deseja incluir.

  2. Informe o município do bem envolvido no processo.

  3. Clique no botão Incluir Nova DIT.

    Você recebe a janela para informar os dados da DIT.

    Salvar dados da DIT

    Você pode salvar o cadastro de uma DIT e enviar para a Secretaria da Fazenda em outro momento. Isto possibilita que posteriormente sejam alteradas ou incluídas novas informações, caso o contribuinte você não tenha todos os dados na ocasião do preenchimento. Para isso, clique no botão Salvar.

    Envio da DIT para avaliação da Fazenda

    Para enviar imediatamente a DIT eletrônica para a Secretaria da Fazenda Estadual para avaliação dos bens e apuração do valor do imposto devido, clique no botão Enviar.

    Ao clicar no botão Enviar, o sistema faz uma validação dos dados necessários, e caso existam algumas pendências que impossibilitem seu envio, você uma mensagem de alerta.

    Emissão da guia de imposto

    Ao retornar uma DIT da fazenda estadual com o valor do imposto calculado, é possível emitir a guia eletrônica de arrecadação.

    Esta guia poderá ser impressa e paga na rede bancária ou através do home banking via internet.

    Para emitir guia de pagamento do ITCD, clique no botão Gerar Guia.

    Emissão a Certidão de ITCD

    Após o pagamento do imposto, ou no caso da DIT ser isenta de imposto é possível emitir a certidão de ITCD que comprova o pagamento ou a isenção do imposto e atesta os bens transmitidos entre as pessoas envolvidas.

    Após o pagamento do imposto na rede bancária, o sistema disponibiliza a certidão para emissão em no máximo 1 hora após o pagamento do imposto.

    Para emitir a certidão clique no botão no inicio do formulário da DIT após o retorno desta da Fazenda Estadual e pagamento da guia de imposto.

Consulte detalhes nos tópicos:

Tipo de processo